Nostalgia, Palestrinos, nostalgia.
Ontem um amigo me enviou vídeos da famigerada final do Mundial Interclubes de 1999 e não pude deixar de entrar neste clima de lembranças. Afinal, aquele não foi apenas o dia em que perdemos para o Manchester; aquele foi o dia em que eu aprendi que heróis também erram.
Para mim, Marcos é – e sempre foi – espetacular. Meu maior ídolo. Mas naquela época, então com meus 14 anos, São Marcos era um super herói. Melhor que os dos gibis, muito mais poderoso que os gols dos atacantes, bem maior que as traves.
Afinal, 99 foi o ano em que ele resolveu começar a fechar o gol descaradamente. Nas quartas da Libertadores, quando perdemos por 2 a 0 para o gambás e nos classificamos nos pênaltis, ele não só pegou a cobrança do Vampeta como fechou o gol de maneira impressionante.
Depois ainda pegou tudo contra o Vasco, contra o River, contra o Cáli.
E de repente, aos 34 minutos, quando Giggs cruzou uma bola desprentenciosa da esquerda, meu herói errou. Passou da bola. Deu um passo a frente. Uma criptonita inglesa o encontrou. E nós perdemos.
Pouco importava se tínhamos jogado melhor, se Asprilla e Oséas haviam perdido gols incríveis, se Alex tinha tido um gol extremamente mal anulado. Nós tínhamos perdido o Mundial e todos apontavam para Marcos.
Eu não admitia, xingava Júnior Baiano, mas sabia que ele tinha errado. Logo ele. O camisa 12 de capa verde nas costas.
No entanto, após o jogo, ainda com os olhos inchados de chorar, vi sua entrevista no Globo Esporte. E bastaram poucas frases para o meu herói dar a volta por cima. Assumiu o erro, disse que acontece, que ia trabalhar mais, que ia errar menos nas próximas.
Dito e feito. São Marcos fez mais misérias na Libertadores de 2000 (nem preciso citar o pênalti do Anti-Cristo), foi campeão mundial em 2002 e até hoje nos dá alegria. Mas muito mais do que isso, Marcos me ensinou uma coisa: que todos erram. E que todos podem acertar mesmo errando.
Siamo Palestra!
ROJAS.
neste dia eu tava fazendo prova no colegio e chutei td pra sair logo e ver o jogo. so deu palmeiras em 89 min do jogo
Esse vídeo eu não vejo e nunca mais teria visto se não fosse aquele filme do Casamento de Romeu e Julieta. Mas que o Marcos é o herói mais humilde de todos, ah isso é. Me deixa com lágrimas nos olhos só de pensar que um dia ele vai se aposentar e perderemos dentro de campo o que nos resta dos nossos dias mais gloriosos dos últmos tempos.
Aliás, Palestrinos, eis um link legal sobre o assunto: http://www.abril.com.br/noticias/esportes/onde-estao-jogadores-palmeiras-99-melhores-america-520054.shtml
E, sim, o Palmeiras de 99 era um puta time!
Abrazzo,
ROJAS.
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Palmeiras/0,,MUL1415702-9872,00.html
postei link q vc falou ai http://go2.wordpress.com/?id=725X1342&site=siamopalestra.wordpress.com&url=http%3A%2F%2Fwww.abril.com.br%2Fnoticias%2Fesportes%2Fonde-estao-jogadores-palmeiras-99-melhores-america-520054.shtml no meu blog